1
Exercitar-se pela cidade, o Rio parece ter sido pensado para fazer desporto, e há muitas opções, se gosta de correr os spots mais concorridos (e bonitos) são junto ao mar. Na zona sul pode escolher entre os calçadões de Copacabana, Ipanema e Leblon. Na Lagoa Rodrigo de Freitas também pode correr, alugar uma bicicleta ou um pedalinho (a nossa gaivota) e deslizar pelas águas tranquilas da Lagoa. Não há desculpas para ficar parada/o.

2
Shopping , o Rio de Janeiro oferece muitas opções para compras. Os produtos brasileiros de praia, desporto e roupa com estampas florais fazem sucesso no mundo inteiro. Se não quiser gastar muito visite a Feira Hippie de Ipanema, aos domingos entre as 10 e as 19 horas na Praça General Osório. Para biquínis ou roupa barata espreite o edifício Santa Clara 33, na rua com o mesmo nome, em Copacabana. Aqui há mais de 200 lojas de fábrica com preços apetecíveis.

3
Dançar – Para um pezinho de dança vá até à Lapa, o Carioca da Gema continua a ser um local de referência para improvisar uns passos de samba, mas se o objectivo for um bom concerto espreite o centro cultural Fundição Progresso, ah e para beber um choppinho, petiscar alguma coisa e ouvir música escolha o Bar da Boa, o bar oficial da Cerveja Antárctica.

4
Ler devagar – Visite uma das bonitas livrarias da cidade, destaco a Livraria da Travessa em Ipanema. No andar térreo pode ver e comprar livros de temas variadíssimos, com uma secção só dedicada a turistas. No andar de cima ver as últimas novidades musicais e tomar um cafezinho. A livraria Argumento no Leblon também vale uma visita.

5
Comer saudável – Para um pequeno-almoço, lanche ou brunch tipicamente carioca o melhor é parar num quiosque de rua. Nas famosas lanchonetes encontra sumos de quase todas as frutas, açaí e pregos ou sanduíches naturais. A minha preferida é o BB lanches em Ipanema, onde pode comer mesmo em pé junto ao balcão. O Bibi Sucos também é óptimo. Para comprar frutas e legumes frescos visite uma das feirinhas de rua que acontecem por toda a cidade, a de Ipanema realiza-se todas as terças-feiras na praça Nossa Senhora da Paz.